Gastronomia sustentável? Conheça essa nova tendência

Esta novidade que chegou ao Brasil veio para ficar, estamos falando da gastronomia sustentável. Existe hoje a “onda verde” que já conquistou vários milhões de adeptos no mundo inteiro, logicamente, os empresários não ficalocal-produce_2010_5_7_19_28_56_7748ram atrás.

Acontece que essas práticas alem de preservar o meio ambiente tem um alto impacto na economia social e empresarial, alem do valor adicionado que gera dizer “Eu ou meu restaurante fazemos parte da gastronomia sustentável”. Mas o que significa fazer parte da “onde verde” qual são as condutas ou atos que levam as pessoas a seguirem essa onda?

O maior princípio é reutilizar a maior quantidade possível de alimentos.

1 – Utilizar frutas e verduras da época.

2 – Administrar com maior eficiência, isto é, reduzir o uso e consumo de água no momento de preparar os pratos.

3 – Consumir e utilizar todo alimento com origens orgânico.

4 – Administrar o consumo da energia de forma responsável e eficiente.

5 – Transmitir e difundir o uso de biodiesel, através de guardar aquele óleo que foi usado para cozinhar. Não jogar fora o óleo.

O Brasil nesta última década cresceu no sentido econômico, mas isso trouxe alguns comportamentos similares daquelas culturas altamente consumistas. Comportamentos como o copo, garfo e prato descartável e da comida descartável. Hoje a quantidade de comida desperdiçada no Brasil é preocupante. Restaurantes, mas principalmente bares, geram muitos desperdícios que podem ser reaproveitados com o ensino dos comportamentos da gastronomia sustentável.

Também o gasto de energia está sendo um problema. Por isso é importante que na hora de comprar aparelhos eletrônicos, procurar os aparelhos eficientes em quanto ao consumo.

Às vezes com pequenos detalhes podemos ajudar ao mundo inteiro.

Deixe um comentário