O pão de cada dia

Nosso país sempre se caracterizou por um alto consumo de pão, um costume que pode ser benéfico para o organismo e que inclusive pode nos ajudar a perder peso.

Nos últimos anos, as dietas que restringem quase que completamente o consumo de hidratos de carbono como o pão entraram na moda. É correto afirmar que produtos como hidratos de carbono como bolos e doces não trazem benefícios à saúde porque são ricos em açúcares e gordura saturada. Isso não acontece no caso do pão, especialmente o integral, que inclusive ajuda a controlar o peso e prevenir doenças cardiovasculares. O pão integral contém bastante fibra, que contribui para diminuir a carga glicêmica.

O pão é um alimento básico na dieta e nos provém, além de fibra e hidratos de carbono, vitaminas do grupo B e minerais. Com o pão que sobrar, podemos preparar torradas, sopas, ou usar o pão ralado para empanar alimentos como a carne.

Além de tudo…

Parece que o consumo de pão e de produtos elaborados com cereais integrais ajudam a reduzir doenças crônicas, como a diabetes tipo 2. Estatisticamente, quem consome pelo menos três porções de alimentos ricos em cereais integrais em um dia tem menos possibilidade de sofrer doenças cardiovasculares.

Portanto, é importante comer pão, sempre em quantidades adequadas, como por exemplo entre 50 e 200 gramas por dia. O melhor é comer o pão no café-da-manhã com azeite de oliva e algum outro alimento pouco calórico, como tomate, peru ou queijo branco, para assim obtermos toda a energia que precisamos de forma saudável.

Recomendamos também comprar o pão em padarias ou mercados, pois são mais saborosos e frescos, além de serem feitos de forma tradicional, sem os aditivos utilizados em produtos industriais.

Deixe um comentário